Notícias

Carta aberta dos jornalistas da Tribuna de Minas e da Rádio Transamérica à direção do Grupo Solar de Comunicação

Caros integrantes da direção do Grupo Solar de Comunicação (Rede Tribuna de Comunicação),

 

Nós, jornalistas da Tribuna de Minas e da Rádio Transamérica Juiz de Fora aqui subscritos, vimos por meio desta carta expressar nossa preocupação com o longo processo em curso de precarização das atividades jornalísticas no jornal e na rádio.

 

Convivemos, sim, em um mercado em transformação permanente e, desde o advento da internet, cada vez mais desafiador. O modelo de financiamento do jornalismo não é mais o mesmo, ainda que novas possibilidades continuem surgindo.

 

Nas redações, novas práticas demandadas por novas plataformas multimídia exigem um profissional de perfil cada vez mais inovador, criativo, tecnológico e, sobretudo, disposto a enfrentar mais tarefas e uma jornada diária mais longa.

 

A lógica da instantaneidade alterou a temporalidade das transmissões da notícia, que é redigida, editada e publicada a todo momento. Todo esse incessante trabalho é realizado por equipes cada vez menores e com baixa remuneração.

 

Especificamente em relação ao Grupo Solar de Comunicação, a situação foi agravada com o pedido de recuperação judicial, que implicou em restrições em todas as áreas, sobretudo no que diz respeito às relações trabalhistas.

 

Nos últimos anos, os jornalistas da Tribuna de Minas e da Rádio Transamérica Juiz de Fora acompanharam de forma compreensiva os desdobramentos das muitas crises em curso. As conversas com a direção do grupo foram e continuam pautadas pelo bom senso.

 

O que motiva esta carta é o fato de a situação ter chegado ao limite, implicando em desdobramentos indesejáveis para o exercício da atividade jornalística, com repercussões para os leitores do jornal e os ouvintes da rádio.

 

Para além de reafirmamos nosso incansável compromisso profissional, manifestamos nossa preocupação com a manutenção do modelo de relação trabalhista pautado unicamente pela lógica da redução de custo, que nos trouxe até aqui.

 

A negociação do acordo coletivo de trabalho atualmente em curso é o retrato fiel desse modelo aviltante. Em resposta às demandas para, ao menos, retomarmos o padrão remuneratório pré-2019, a direção do grupo impôs um incremento mínimo no vale alimentação e o reajuste de 5% nos salários com defasagem acumulada de 22%.

 

Reconhecemos uma vez mais as muitas adversidades do atual fazer jornalismo no mundo. O fato de nossa atividade estar em constante transformação também impõe – ou deveria impor – o desafio de se repensar as relações de trabalho.

 

Nunca foi tão imprescindível cultivar o bom jornalismo, o que sempre foi a marca do Grupo Solar de Comunicação e que, lamentavelmente, está se perdendo.

Jornalistas de Juiz de Fora iniciam campanha salarial 2023/2024

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora convoca os jornalistas que prestam serviços nas empresas de comunicação com produção de notícias no município para a assembleia geral que aprovará a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2023/2024. A data-base da categoria é em 1º de maio.

 

O Sindicato realizará assembleia na sua sede no centro de Juiz de Fora (Confira o edital)

Sindicato inicia conversa com a Prefeitura de JF para recriação de carreira de jornalista

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora protocolou um pedido de reunião com o secretário municipal de Recursos Humanos, Rogério Freitas, para iniciar as tratativas para a recriação da carreira de jornalista na Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O cargo foi extinto no ano passado com a aposentadoria do último profissional remanescente da efetivação do período de transição pós-Constituição de 1988.

Atualmente, cerca de 30 jornalistas atuam regularmente na administração pública municipal em cargos comissionados com a produção diária de conteúdo informativo. A alta produção de informações pelo poder público gerada pelo advento das redes sociais vem demandando cada vez mais profissionais. Atualmente, além dos jornalistas, estudantes de jornalismo fazem estágio em todos os órgãos da administração direta e indireta.

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora, Leonardo Costa, a recriação da carreira de jornalista na Prefeitura e a realização de concurso público deveriam ter acontecido já há algum tempo. “Lá atrás, quando se criou o cargo com o enquadramento ‘extinto quando vagar’, já deveríamos ter pleiteado uma carreira permanente. Estamos atrasados, mas o momento é oportuno”.

O presidente considera que, pelo fato de a atual administração ter assumido compromisso com a valorização do serviço público e com os trabalhadores, a busca por um entendimento com a categoria deve avançar. “Há a compreensão de que são muitos jornalistas exercendo o jornalismo no serviço público com contratos precários e que essa realidade precisa mudar”.

A proposta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora é aproveitar o projeto de criação de cargos para outras carreiras, atualmente em tramitação na Câmara Municipal, para acrescentar a de jornalista. Caso as conversas avancem nessa direção, a expectativa é de que, ainda neste ano, seja possível realizar um concurso para provimento dos cargos.

Pleito foi acatado pela Câmara

Entre 2017 e 2018, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora conseguiu interlocução com a Câmara Municipal para criação da carreira de jornalista no Legislativo municipal. Na ocasião, foi verificado um grande número de jornalistas sendo contratado de forma precária para atuar na JFTV Câmara. A demanda da categoria foi acatada e atualmente seis profissionais concursados atuam na Casa.

 

Na Câmara, Sindicato intermediou criação da carreira de jornalista (Foto: CMJF)

Em mais uma manifestação de truculência, intransigência, absoluto desrespeito com a atividade jornalística e a liberdade de imprensa e de expressão, um homem com adesivos de um candidato bolsonarista agrediu verbalmente o jornalista Gabriel Landim e o cinegrafista Humberto Campos, da TV Integração, durante cobertura da Festa Alemã em Juiz de Fora. Os profissionais foram impedidos de exercer suas funções e só conseguiram realizar a gravação com escolta policial.

 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora repudia as agressões e a intimidação contra os dois profissionais. A cada vez que jornalistas e cinegrafistas sofrem violência por exercer seu ofício, a liberdade de expressão é atacada e um dos pilares da democracia se abala. Respeitar o exercício profissional do jornalismo é respeitar o direito fundamental de acesso a informações, que é de toda a sociedade.

 

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora

Eleição do Sindicato: chapa única se inscreve para a diretoria, comissões de Ética e Liberdade de Imprensa

Encerrado o prazo para inscrições de candidaturas para a próxima gestão do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora e para as comissões de Ética e Liberdade de Imprensa. A Comissão Eleitoral registrou apenas uma chapa se candidatando para concorrer (veja abaixo), e os critérios para inscrição desta chapa foram preenchidos, de acordo com o estatuto da entidade.

A eleição será realizada no dia 23 de maio (segunda-feira).

Chapa 1

Diretoria:
Presidente Leonardo da Silva Costa
Vice-presidente Renato de Paula Salles
Secretário-geral Maycon Firmino Chagas
Primeiro secretário Moyses Valle
Segundo-secretário Bruno Costa Ribeiro
Primeiro-tesoureiro Ricardo Alexandre Nogueira Miranda
Segunda-tesoureira Cristiane Hubner

Suplentes
Priscilla Chandretti
Davi Carlos Acacio
Wallace Mattos
Gracielle Nocelli
Gabriela Calazans
Renata Miranda Valle
Anna Virginia Nascimento Silva

Conselho Fiscal:
Presidente Ricardo Alexandre Nogueira Miranda
Gracielle Nocelli
Erika de Almeida Winter Del Valle

Comissão de Ética e Sindicância:
Presidente Wallace Mattos
Táscia Oliveira Souza
Gabriela Calazans

Comissão de Liberdade de Imprensa:
Presidente Maycon Firmino Chagas
Secretário Bruno Costa Ribeiro
Renata Miranda Valle
Davi Carlos Acacio
Anna Virginia Nascimento Silva

Delegação ao Conselho de Representantes da FENAJ
Priscilla Chandretti
Renato de Paula Salles