Sindicato inicia conversa com a Prefeitura de JF para recriação de carreira de jornalista

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora protocolou um pedido de reunião com o secretário municipal de Recursos Humanos, Rogério Freitas, para iniciar as tratativas para a recriação da carreira de jornalista na Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O cargo foi extinto no ano passado com a aposentadoria do último profissional remanescente da efetivação do período de transição pós-Constituição de 1988.

Atualmente, cerca de 30 jornalistas atuam regularmente na administração pública municipal em cargos comissionados com a produção diária de conteúdo informativo. A alta produção de informações pelo poder público gerada pelo advento das redes sociais vem demandando cada vez mais profissionais. Atualmente, além dos jornalistas, estudantes de jornalismo fazem estágio em todos os órgãos da administração direta e indireta.

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora, Leonardo Costa, a recriação da carreira de jornalista na Prefeitura e a realização de concurso público deveriam ter acontecido já há algum tempo. “Lá atrás, quando se criou o cargo com o enquadramento ‘extinto quando vagar’, já deveríamos ter pleiteado uma carreira permanente. Estamos atrasados, mas o momento é oportuno”.

O presidente considera que, pelo fato de a atual administração ter assumido compromisso com a valorização do serviço público e com os trabalhadores, a busca por um entendimento com a categoria deve avançar. “Há a compreensão de que são muitos jornalistas exercendo o jornalismo no serviço público com contratos precários e que essa realidade precisa mudar”.

A proposta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora é aproveitar o projeto de criação de cargos para outras carreiras, atualmente em tramitação na Câmara Municipal, para acrescentar a de jornalista. Caso as conversas avancem nessa direção, a expectativa é de que, ainda neste ano, seja possível realizar um concurso para provimento dos cargos.

Pleito foi acatado pela Câmara

Entre 2017 e 2018, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora conseguiu interlocução com a Câmara Municipal para criação da carreira de jornalista no Legislativo municipal. Na ocasião, foi verificado um grande número de jornalistas sendo contratado de forma precária para atuar na JFTV Câmara. A demanda da categoria foi acatada e atualmente seis profissionais concursados atuam na Casa.

 

Na Câmara, Sindicato intermediou criação da carreira de jornalista (Foto: CMJF)