Comissão de Ética

A Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora é responsável por avaliar denúncias contra profissionais que violem o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. O colegiado é composto por três membros.

 

PRESIDENTE – Ailton Alves 
MEMBRO – Moyses Valle
MEMBRO – Renata Miranda

 

Como fazer uma denúncia?
As denúncias contra jornalistas devem ser encaminhadas para o e-mail sindicatojf@gmail.com, por escrito, para apreciação da comissão. As denúncias devem se referir a violações ou não cumprimento do código de ética. Por isso, denunciantes devem ser bem específicos sobre que aspectos foram contrariados. O detalhamento dos acontecimentos auxilia a comissão a avaliar a situação denunciada.

 

Quem pode denunciar?
Qualquer pessoa, jornalista ou não.

 

Como funciona?
Após receber a denúncia, a Comissão de Ética terá prazo para dar seu parecer sobre o caso. Denunciantes e denunciados serão ouvidos pela comissão, e a tramitação do processo é em sigilo. Se o entendimento for pela condenação, o Sindicato deverá convocar uma assembleia geral específica para este fim

 

Quais são as punições?
O parecer da Comissão de Ética deverá ser apreciado em Assembleia Geral específica, que poderá punir o/a jornalista com uma advertência pública ou em particular. Exclusão ou suspensão do quadro do Sindicato também são punições possíveis. O denunciado pode recorrer a eventuais sanções junto à Comissão Nacional de Ética.