Sindicato conquista valorização salarial para jornalistas de carreira da Câmara

As jornalistas profissionais do quadro efetivo da Câmara Municipal de Juiz de Fora tiveram uma boa notícia nesta quinta-feira, dia 30 de setembro. Após várias rodadas de negociações intermediadas pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora, o comando da Mesa Diretora do Poder Legislativo municipal tornou público um projeto de lei que irá garantir a equiparação salarial das profissionais aos demais servidores de Ensino Superior concursados da Casa.

 

A equiparação, todavia, ainda depende da aprovação em plenário do projeto de lei.  Até lá, a situação seguirá sendo monitorada pela direção do Sindicato.

 

A equiparação salarial é uma das reivindicações que integram pauta levada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora ao atual comando da Mesa Diretora da Câmara. As conversas foram tratadas diretamente com o presidente da Casa, Juraci Scheffer que já havia sinalizado a possibilidade de aplicar a isonomia salarial, o que deve acontecer a partir de Janeiro de 2022.

 

Desde 2019, quando começaram a ser contratadas pela Câmara as jornalistas aprovadas em concurso público, as profissionais recebiam um salário 25% menor que os vencimentos de outros servidores de carreira da Casa, aprovados em seleção pública para vagas de Ensino Superior. A justificativa para a discrepância era a jornada especial dos jornalistas, definida pela legislação trabalhista vigente.

 

A direção do Sindicato foi representada nesta reunião por seu presidente, o jornalista Renato Salles; o secretário-geral, Leonardo Costa; e o diretor Maycon Chagas. “É uma conquista não só das jornalistas da Câmara, mas de toda a categoria”, destacou Renato.

 

Para um dos diretores do sindicato, Maycon Chagas, a equiparação salarial reafirma o direito que dá categoria e reforça as próximas lutas que a categoria terá pela frente ” Queremos que essa vitória seja acompanhada por outras. A comunicação pública de Juiz de Fora é quem mais ganha com a valorização e o respeito aos direitos das servidoras jornalistas da câmara. E esperamos que mais concursos públicos ocorram no legislativo municipal. Assim ele cada vez mais estará servindo da forma que esperamos a nossa cidade”