Podcast Gente de Casa vai conversar com jornalistas de JF

Como parte das comemorações do Dia do Jornalista, a Casa do Jornalista de Juiz de Fora em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora lança o Podcast Gente de Casa. A proposta do canal, que é apresentado pelo jornalista Ricardo Miranda, é conversar periodicamente com profissionais de comunicação sobre os caminhos e descaminhos do jornalismo, com um olhar para a realidade política e econômica.

 

O jornalista e escritor Ailton Alves é o convidado para o episódio de estreia do Gente de Casa. Numa conversa cercada de lembranças e boas histórias, ele percorre os caminhos do jornalismo a partir da reabertura democrática na década de 1980 até o atual estágio de retrocesso com a chegada de Jair Bolsonaro ao poder. “Bolsonaro tirou a extrema direita do armário”.

 

Amante do jornal impresso, Ailton relata seu assombro com a velocidade com que as redes sociais fazem estragos quando se tornam meios para divulgação de fakes news. Falta hoje, segundo ele, a perspectiva histórica. “Quando o João Figueiredo (último general a presidir o país) diz: ‘É para abrir mesmo: e quem não quiser que abra, eu prendo e arrebento’, aí temos algo histórico. A maioria do que (Bolsonaro) fala hoje não tem relevância alguma”.

 

Como é comum em todas as conversas com o Ailton, o futebol quase sem querer entra na pauta, mas, no caso em questão, por um bom motivo.

 

GENTE DE CASA, um podcast da Casa do Jornalista
Apresentação Ricardo Miranda / Edição Leonardo Costa

Para ouvir o primeiro episódio clique AQUI