Jornalistas pedem vacina para quem está na cobertura diária da pandemia

Representantes do Sindicato dos Jornalistas de Juiz de Fora se reuniram, na manhã desta quinta-feira, dia 10 de junho, com a secretária de Saúde do município, Ana Pimentel, para reivindicar a inclusão da categoria nos grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19. A titular da pasta foi receptiva às reivindicações dos profissionais e se comprometeu a consultar a Procuradoria Geral do Município (PGM) e o Governo do Estado a respeito da solicitação.

 

Os diretores do sindicato Maycon Chagas e Leonardo Costa, além da jornalista Marise Baesso, apresentaram os riscos a que os profissionais estão expostos no dia a dia da cobertura, relembraram casos de colegas acometidos pela doença e destacaram a insegurança diária para o trabalho fora das redações. “Reconheço que os jornalistas têm um trabalho essencial”, afirmou a secretária, ressaltando, porém, haver trâmites a serem seguidos diante da existência do Plano Nacional de Imunização.

 

Ana Pimentel se comprometeu a interpelar o Governo do Estado no sentido de viabilizar a inclusão dos jornalistas na vacinação prioritária em toda Minas Gerais. Durante a reunião, foi feito um cálculo aproximado pelo Sindicato de que cerca de 150 jornalistas estão ativos no mercado local e poderiam receber as doses. Em caso de atendimento à reivindicação, a Prefeitura deve definir balizas para identificar o profissional da ativa, definindo a necessidade de apresentação de documentos como registro profissional, comprovante de vínculo empregatício na área e registro de filiação ao Sindicato.

 

O encontro com a secretária em Juiz de Fora foi realizado na mesma semana em que acontece o movimento nacional pela vacinação dos jornalistas, liderado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A profissão foi considerada essencial desde o início da pandemia no país, em março de 2020, sem haver, no entanto, inclusão dos trabalhadores na lista prioritária da imunização.

 

De acordo com dados levantados pela Fenaj, 155 mortes de jornalistas por covid-19 foram registradas este ano, até 2 de junho, o que representa a média de uma morte a cada dia. Um aumento de 277% na média mensal de mortes no comparativo com o ano passado. Estes dados fazem parte do Dossiê de Jornalistas Vitimados pela Covid.

 

Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora, Renato Salles destaca que desde o início da pandemia a categoria está entre aquelas que seguiram em campo. “Independentemente do cenário, os jornalistas permanecem trabalhando para manter a população informada, algo tão necessário em meio à atual crise sanitária e em um cenário em que o negacionismo e as fake news trabalham pela disseminação do vírus e da Covid-19.” Renato ainda ressalta que o pedido é feito após a campanha municipal de vacinação já ter contemplado o início da imunização da população mais idosa, acima dos 60 anos, e também de toda população com comorbidades e deficiência com idade acima de 18 anos.