Etapa Sudeste do seminário “Jornalismo, sim!” acontece hoje. Inscreva-se!

A etapa Sudeste do Seminário on-line da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e de seus sindicatos filiados “Jornalismo, Sim” acontece nessa quarta-feira, dia 28 de julho, às 20 horas. O evento, que tem apoio da Union to Union e da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), nessa fase, reunirá jornalistas que atuam nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

 

O objetivo da série de seminários é debater com a categoria a proposta da entidade de taxação das grandes plataformas digitais por meio da criação de uma Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) , um imposto especial que permite sua destinação para a constituição do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo.

 

As inscrições para participar da sala de debate virtual devem ser feitas pelo link https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_rx08y8foRmWvzexXxl0UJA.

 

Os inscritos vão receber certificados de participação. O evento será coordenado pela vice-presidente Sudeste da FENAJ, a jornalista Márcia Quintanilha.

 

Debatedores

 

Maria José Braga – jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Graduada e mestre em filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).

 

Paulo Moreira Leite – Jornalista há 50 anos. Foi o primeiro editor do jornal “O Trabalho”. Trabalhou na Veja por 17 anos (da qual foi redator-chefe e correspondente em Paris). Desde 2014, trabalha no Brasil 247.

 

Roseli Fígaro – professora livre-docente na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação e do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-USP/CNPq). Coordenadora de várias pesquisas: As mudanças no mundo do trabalho dos jornalistas (2013); As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídias (2018); Como trabalham os comunicadores durante a pandemia de Covid-19? (2020); Discurso jornalístico e condições de produção em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia (2021 no prelo); Como trabalham os comunicadores no contexto de um ano da pandemia de Covid-19? (2021).

 

Sobre os seminários regionais

 

A FENAJ e os seus sindicatos filiados estão debatendo, com a categoria e com a sociedade, a implementação no país da Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade, iniciativa apresentada pela FIJ, que. prevê o desenvolvimento do jornalismo, por meio da criação de formas de financiamento direto para a produção jornalística, a partir da taxação das grandes plataformas digitais.

 

Depois de debater o tema inicialmente com especialistas, a FENAJ chegou à proposta de taxação das grandes plataformas digitais por meio da criação de uma Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), um imposto especial que permite sua destinação a determinado fim, no caso, à constituição do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo.

 

A Federação espera difundir sua proposta para a categoria, conquistar apoio de outros segmentos da sociedade civil e encaminhar ao Congresso Nacional dois projetos de lei: um para a criação da CIDE e outro para criação e regulamentação do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo. Para isso, está realizando os seminários on-line, em todas as regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

 

Os debates também serão transmitidos pelas redes sociais da FENAJ e dos sindicatos filiados.

 

Programação dos Seminários com jornalistas (horário de Brasília)

(Para se inscrever, basta clicar no link da sua região)

 

Região Sudeste – 28 de julho – quarta-feira – 20h

 

Região Centro-Oeste – 29 de julho – quinta-feira – 20h30

 

Região Nordeste – 3 de agosto – terça-feira –20h

 

Seminário on-line com entidades da sociedade civil

 

Região Nordeste – 19 de agosto – quinta-feira – 18h

 

Região Sul – 24 de agosto – terça-feira – 19h

 

Região Sudeste – 26 de agosto – quinta-feira- 20h

 

Região Centro-Oeste – 30 de agosto – segunda-feira – 20h30 (horário de Brasília)

 

Região Norte – 31 de agosto – terça-feira – 20h (horário de Brasília)