Ações em defesa da liberdade de imprensa marcam o Dia do Jornalista

Nesta quarta-feira, Dia do Jornalista, representantes de oito organizações ligadas às liberdades de imprensa e de expressão vão entregar aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), uma carta aberta pedindo o compromisso dos líderes do Congresso Nacional com a liberdade de imprensa e a segurança de jornalistas e comunicadores do país. A audiência com os presidentes das duas casas legislativas será realizada às 15 horas, em modo virtual.

 

A carta é assinada pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Artigo 19, Conectas Direitos Humanos, Intervozes, Instituto Vladimir Herzog, Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ) e Repórteres sem Fronteiras (RSF). Nela, as entidades apresentam recomendações para o Congresso Nacional atuar de forma a manter o Brasil como um ambiente seguro para a imprensa, garantindo mecanismos de transparência e acesso à informação.

 

A FENAJ será representada na audiência por sua presidenta, Maria José Braga, que destaca a importância da atuação do Congresso Nacional para a garantia das liberdades de expressão e de imprensa, principalmente na análise de projetos de lei em tramitação nas duas casas.

 

O Dia do Jornalista também será lembrado com a Vigília pela vida e pela liberdade, que igualmente lembrará o Dia Mundial da Saúde. O protesto virtual contra os ataques à vida, à democracia e, em especial, à liberdade de imprensa terá a participação de artistas, jornalistas, juristas, sociólogos, filósofos, psicólogos, economistas e representantes dos movimentos popular e sindical.

 

Entre as presenças confirmadas, destaques como Boaventura Souza Santos (diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra), o cantor Chico César, os cartunistas Aroeira e Laerte e o jornalista Luís Nassif. A Vigília pela vida e pela liberdade será transmitida pela TVT, por uma rede de mídias democráticas e pela páginas de Facebook das entidades que participaram da organização, entre elas a FENAJ. A transmissão terá início às 20 horas.

 

Fonte: FENAJ