NOTA DE REPÚDIO AO TÉCNICO DO TUPI FOOTBALL CLUB

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora vem a público manifestar seu repúdio à atitude do senhor Raphael Borges de Miranda, técnico do Tupi Football Club, que chamou de “vagabundo” um dos integrantes da equipe de jornalismo da Tribuna de Minas, que chegou a acompanhar o treino na área externa do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.

A agressão verbal ocorreu após o acesso dos jornalistas ter sido devidamente autorizado pela assessoria de imprensa do clube. De forma intempestiva, o treinador interrompeu a atividade e, de maneira agressiva, com um dos braços erguidos, passou a gritar em direção aos repórteres: “Isso é coisa de vagabundo, vagabundo!”

Com essa postura, o treinador tenta intimidar o trabalho jornalístico, desrespeita a liberdade de imprensa e atenta contra o exercício profissional.

Casos de violência e intimidação contra jornalistas têm aumentado no Brasil e no mundo. No contexto esportivo, infelizmente, é recorrente que dirigentes, técnicos e atletas, diante de momentos de pressão ou cobrança de torcedores, escolham atacar os profissionais da comunicação, em vez de reconhecer as próprias responsabilidades ou lidar com a crítica legítima e o interesse público que a cobertura jornalística representa.

O Sindicato lamenta que a postura do treinador Raphael Borges de Miranda contribua para a escalada desse tipo de violência. Exigimos uma retratação imediata por parte do técnico e um pronunciamento público do Tupi Football Club, instituição que sempre contou com o profissionalismo da imprensa juiz-forana na divulgação, valorização e preservação de sua história ao longo de seus 113 anos.

Reafirmamos que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora repudia qualquer ato de desrespeito, intimidação ou tentativa de cerceamento ao trabalho da imprensa, e reitera seu compromisso com a defesa da liberdade de expressão e com a integridade dos profissionais da comunicação, que, com dedicação e coragem, cumprem diariamente o dever de informar a sociedade.